Sejam bem vindos!


Este é o cantinho onde a geografia se mistura com a arte. Aqui terá um pouquinho de tudo. Aproveitem e se inspirem!!!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uso da literatura na geografia



Uma das áreas que mais cresce na ciência geográfica é aquela que propõe analisar o espaço geográfico em obras literárias. Qualquer história, conto ou novela, não acontecem desassociados de uma paisagem, de um espaço qualquer. A ação e as falas das personagens são acompanhados de descrições do lugar onde se encontram.

A análise geográfica a partir da literatura pode auxiliar na compreensão de determinados espaços tanto no passado quanto no presente e o movimento da sociedade nesses tempos, uma vez que a literatura reflete a vida em comunidade. A literatura traz elementos que possibilita mergulhar em algumas esferas do espaço regional, compreendendo sua gente, seus hábitos, seu dia-a-dia. Esse conjunto de práticas regionais produz o que muitos estudiosos chamam de regionalismo.

Poucos geógrafos abordaram a literatura em seus estudos. Todavia, os estudos de obras literárias com interesse geográfico não são recentes. Os geógrafos que procuram fazer a geografia literária têm-se interessado, sobretudo, pela representação da realidade geográfica, pela expressão de um imaginário dos lugares ou de uma outra maneira de habitar, poeticamente, o espaço nas palavras de Tissier (1992).

A literatura vem sido utilizada, para análises espaciais desde o início do século XX, por ser um meio considerado eficaz de investigação, que permite enxergar os lugares em diferentes escalas, representando o cotidiano, a paisagem, o mundo vivido. Por isso a literatura pode ser um excelente recurso para o ensino de geografia.

Mesmo sendo ainda pouco utilizada nas análises do espaço geográfico, a literatura, é também apontada pelos MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais como possibilidade interdisciplinar com a Geografia. De acordo com os PCN’s é possível aprender Geografia a partir da leitura de autores consagrados de nossa literatura. Pois a produção literária brasileira é rica em autores que retratam em suas obras diversas paisagens, regiões e aspectos sociais e culturais da sociedade brasileira em diferentes temporalidades.

Alguns autores colocam que para a Geografia, o romance regional é um instrumento eficiente e valioso para a compreensão dos processos que atuam na construção, permanência e decadência de uma região. Por isso, a geografia voltou-se para a literatura desde o início dos anos 70, período de renovação nos estudos geográficos com foco na dimensão cultural. Permitindo assim reflexões enquanto favorece o contato entre diversas disciplinas possibilitando trocas interdisciplinares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário